sábado, 6 de setembro de 2014

[Resenha] O clube do filme - David Gilmour


Titulo original: The Film Club
Livro: O clube do livro
Ano de Lançamento: 2009
Autor: David Gilmour
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Classificação: 2/5
Compre aqui

Sinopse:David Gilmour, crítico de cinema desempregado e com o dinheiro contado, vivia uma fase complicada. Além disso, o filho de 15 anos colecionava reprovações em todas as disciplinas. Diante da falta de rumo daquele estudante perdido e desesperado, uma proposta paterna radical: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse toda semana a três filmes escolhidos pelo pai, e com o pai. Assim surgiu o Clube do Livro...


Resenha:
O livro O clube do filme conta como uma proposta feita por um pai que viu o desinteresse do filho (na época com 15 anos) pelos estudos como uma oportunidade para se aproximar do rapaz e entender o que se passava na cabeça do filho. A proposta citada foi que o filho largasse a escola com o acordo de que Jesse (o filho) assistisse a três filmes por semana com o pai e escolhidos pelo pai, ele não precisaria pagar aluguel e nem trabalhar, mais se fosse pego pelo pai dentro de casa com drogas, armas e/ou chegasse bêbado em casa trato seria desfeito na hora.

A visão de Gilmour sobre os filmes são contagiantes, a cada cena citada por ele é detalhadamente descrito, sempre tem uma história dos bastidores, das técnicas usadas e sobre o que o diretor estava querendo passar com cada cena dos filmes.

"−Não, é um continente. Continue em frente, por milhares e
milhares de quilômetros, atravessando florestas e cidades,
mais florestas e cidades, e você chegará até o sul da Argentina.
Ele olhou para o vazio. Parecia estar vendo algo muito nítido
na sua imaginação, só Deus sabe o que era.
−Aí é o fim do mundo?
−Mais ou menos.
Será que estou mesmo fazendo a coisa certa?" Pag. 94

O livro me pareceu mais uma obra ficcional do que um relato real, com um pai super protetor que sufoca o filho e o quer sempre ao seu lado compartilhando cada acontecimento da vida do rapaz por menor e mais banal que fosse (sufocante).

Achei a passagem de tempo do livro meio confusa, por diversas vezes eu não sabia identificar se estava relatando uma situação do passado dele ou do “presente” com o filho.

E teve outra coisa que me incomodou a tradução do livro, o fato do tradutor ter “abrasileirado” algumas citações do livro, porque sabemos que o livro originalmente foi escrito em inglês e não existe a expressão “siri na lata”, achei bem estranho, acho que deveria ter sido traduzido o mais próximo do original... enfim...

Tirando poucas ressalvas, o livro me desiludiu bastante, tinha tudo pra ser um bom livro, mais não fluiu, foi bem difícil ler esse livro (no sentido de eu ter considerado o livro bem chatinho).  
  


Mas leiam e vejam se concordam comigo ou se eu que não soube apreciar a obra como ela merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário