sexta-feira, 12 de setembro de 2014

[Resenha] Stolen - Lucy Christopher


Titulo original: Stolen
Livro: Stolen - Uma carta ao meu sequestrador
Ano de Lançamento: 2012
Autora: Lucy Christopher
Editora: ID
Páginas: 368
Classificação: 5/5

Sinopse: Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues...

Síndrome de Estocolmo (definição retirada do livro Stolen)

Expressão criada pelo psicólogo Nils Bejerot para nomear a reação de vítimas de um assalto ocorrido em agosto de 1973, na Noruega. Caracteriza-se pela identificação afetiva da vítima com seu sequestrador. Trata-se de uma estratégia inconsciente de sobrevivência, uma tentativa de conquistar a simpatia do sequestrador, por medo de retaliação e/ou violência. Essa reação proporciona o afastamento emocional da realidade perigosa e violenta à qual a pessoa está submetida, mas parte de sua mente conserva-se alerta ao perigo, o que faz com que a maioria das vítimas tente escapar do sequestrador em algum momento. (N.E.)      

Resenha:
Stolen conta a historia de Gemma uma garota de 16 anos que esta em um aeroporto de Bangkok esperando para embarcar em uma viagem com seus pais, depois de uma pequena discussão com a sua mãe sobre a roupa que vestia Gemma se afasta de seus pais e vai até a cafeteria comprar café e passar o tempo e é neste momento que ela conhece Ty que se oferece para pagar o seu café, a parir daí ela mal sabia, mas o seu destino já estava selado, Ty o cara gentil e simpático coloca alguma coisa em seu café que a faz perder os sentidos. Gemma é sequestrada e levada para uma casa no meio de um deserto na Austrália e mantida por Ty, com quem ela terá que conviver um longo período e tentar entender o porquê de ter sido levada para aquele lugar.

No decorrer da leitura tive sentimentos ambíguos pelos dois personagens, Gemma e Ty (o sequestrador), sentia pena dela e muita raiva dele e em outros momentos sentia muito pesar por ele muita raiva dela pelo modo como ela o tratava, ai me lembrava que ele era o cara "mau" da historia e o modo como ela agia com ele era totalmente válido.

Até agora não consigo definir o que exatamente sinto pelos personagens e isso é muito frustrante e ao mento tempo revigorante, isso quer diz que a autora conseguiu construir uma bela historia, uma historia de uma coragem e uma perspicácia impressionante tendo como foco principal apenas dois personagens e um deserto. Alguns podem achar que é uma tematica batida e/ou até boba, mas digo uma coisa essa historia mexeu muito comigo como poucos livros o fizeram. Um enredo envolvente que não consegui parar de ler até chegar ao fim, recomendo muito para quem gosta do tema.


Uma historia muito intensa que ao terminar de ler fiquei um tempo estática tentando entender todos os sentimentos controversos que esse livro me fez sentir, tristeza, raiva, angústia e um pouquinho de esperança. Espero que muitos de vocês tenham a oportunidade de ler esse livro, Stolen entrou para a minha lista de favoritos sem nenhuma duvida

3 comentários:

  1. Ola Ariane, tudo bem ?

    Sou Douglas, blogueiro no Blog dos Contos e gostei da sinopse do seu livro.

    Parecer um conto baseado em casos que podem acontecer em nosso cotidiano e que muitas vezes não acreditamos, como uma reportagem sobre uma jovem que foi sequestrada por longos des anos e chegou a ter filho(a) com o sequestrador. No caso desta sinopse me parecer um livro muito forte.

    Gostaria da sua visita em meu blog tambem, http://bdcontos.blogspot.com.br

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Ola
    tenho muita vontade de ler esse livro, ele já está a um tempão na minha estante do skoob, mais ainda não consegui comprar. Gosto de histórias intensas, você consegui ter vários sentimentos a respeito dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, recomendo MUITO essa leitura, espero que você tenha a oportunidade de ler essa historia e se você gostar pelo menos um pouquinho do tanto que eu gostei, ficarei muito contente. :) Obrigada pela visita. ^_^

      Excluir